Tamanho da Fonte

 

 

A Secretaria Regional de Braço do Norte realiza a partir desta sexta-feira, 15, o 1º Festival Regional Estudantil da Canção com alunos das 15 escolas da região, nas modalidades vocal e instrumental. Cada município contará com uma eliminatória, classificando dois para a final que acontece em Braço do Norte na Escola Dom Joaquim em 17 de outubro. As fases acontecem nas maiores escolas de cada cidade.

+ Leia mais

ordem de servico 20140807 1053236092Foi entregue nesta quinta-feira, 7, a ordem de serviço para a empresa Confer – Construtora Fernandes, que vai concluir a pavimentação da rodovia SC-436, entre a comunidade de São Luis e o município de São Martinho, na manhã desta quinta-feira, 7. O ato aconteceu no Salão da Comunidade e contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker e do secretário Regional, Roberto Kuerten Marcelino.

<<<Acesse a galeria de fotos

+ Leia mais

O secretário de Desenvolvimento Regional, Roberto Kuerten Marcelino, o prefeito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos, o diretor administrativo da Casan, Arnaldo Venício de Souza, e o diretor-presidente da Empresa, engenheiro Valter Gallina, assinaram nesta segunda-feira, 4, ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, localizado no Sul do Estado.

Orçadas em R$ 14 milhões e 58 mil, as obras contempladas no Programa de Saneamento de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina têm recursos assegurados no contrato de financiamento firmado com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Com prazo de execução de 24 meses, o projeto prevê a implantação de 36,8 quilômetros de rede coletora, 2.230 ligações domiciliares e duas estações elevatórias de esgoto, beneficiando 10.263 moradores. Com as obras a cidade de Braço do Norte chegará a aproximadamente 50% de cobertura com coleta e tratamento de esgotos na área urbana.

“É um momento de grande importância para toda a comunidade e também para a Casan", destacou o diretor administrativo da Casan, Arnaldo Venício de Souza. Salientando a importância do saneamento para a saúde pública, o diretor-presidente da Casan, Valter Gallina, fez um apelo à população para que tenha paciência e compreensão durante a execução das obras. “Vamos acompanhar as obras e buscaremos minimizar os problemas, mas é inevitável que alguns transtornos sejam provocados pelas redes coletoras que vão passar em frente às residências, em frente ao comércio”, lembrou o diretor-presidente, ressaltando também a importância do saneamento para o desenvolvimento da cidade. 

Para o secretário Regional, a saúde pública do município também ganha. "Sabemos que quando investimos no saneamento ajudamos a economizar na saúde", destaca Roberto Kuerten Marcelino. 
 
O prefeito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos, lembrou as dificuldades burocráticas para que o momento de início das obras se concretizasse, e ressaltou a importância da gestão compartilhada com a Casan para que o município avance na área de saneamento. “Recursos desse porte são possíveis graças a essa parceria e à gestão compartilhada com a Casan, pois o município certamente não teria condições de empreender sozinho um projeto desse porte”, complementou Matos, lembrando que o programa de saneamento para a cidade contempla ainda a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos.

Saneamento em Cidades de Médio Porte


Previsto para 12 cidades do Estado, o Programa de Saneamento de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina vai beneficiar uma população de 330 mil pessoas. Os municípios contemplados são Chapecó, Garopaba, Braço do Norte, Santo Amaro da Imperatriz, Ibirama, Curitibanos, Piratuba, Caçador, Videira, Canoinhas, Indaial e Imbituba. Com projetos em fase de elaboração, licitação e licenciamento ambiental, as obras já estão em andamento em Chapecó e Garopaba.

O Programa faz parte de um projeto global de expansão da cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário no Estado, prevendo investimento total da ordem de R$ 1,5 bilhão nos próximos três anos. O planejamento inclui outros programas e financiamentos internacionais já assinados, recursos nacionais obtidos junto ao Governo Federal e recursos próprios. Com os investimentos, a cobertura de esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela CASAN vai passar de 18% para 47% nos próximos três anos.

Informações adicionais:
Chênia Priscila Cenci
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte
E-mail:  imprensa@bon.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 9114-6076

GovSC A limpeza do Rio Caçador está em fase inicial e já aumentou a vazão em 50%. O objetivo é reduzir risco de alagamento: http://t.co/5PZHlBrjWX
34m
GovSC Comitê de Ética da @Udesc tem vagas para sete membros: http://t.co/4wXyVmqonB
2h