Tamanho da Fonte

 

 

O governador Raimundo Colombo cumpre agenda em Joinville com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o prefeito de Joinville, Udo Döhler. O encontro será às 8h, na prefeitura de Joinville, quando será feita a assinatura do decreto que institui o Plano de Mobilidade Urbana de Joinville (PlaMob).

+ Leia mais

assinatura codej 20150326 2011809756Com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa, foi oficializada a criação do Complexo de Desenvolvimento Rural de Joinville e Região (Codej). A maior comunidade rural de Santa Catarina poderá ter acesso à capacitação, informação, pesquisa e serviços de extensão rural no espaço, com todos os serviços centralizados e voltados aos agricultores. Está situado na SC-418, em Pirabeiraba, e tem uma área de 320 mil metros quadrados.

+ Leia mais

palmacea 20150326 1753535010A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Fundação Municipal 25 de Julho promoveram um evento técnico sobre o cultivo e manejo das palmáceas. Participaram 70 produtores dos municípios de Araquari, Garuva, Blumenau, Joinville, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. A capacitação foi nesta quinta, 26, na Sociedade Rio da Prata, em Joinville.

A venda do palmito cultivado cresce em média 10% a 15% por ano; na região, é a terceira produção agrícola em destaque, fica atrás da banana e do arroz irrigado. “A produção coloca no mercado cem milhões de reais a cada ano e gera incremento à economia”, destaca Onévio Zabot, gerente regional da Epagri. De acordo com dados da instituição, são 1.500 produtores no litoral Norte e 32 agroindústrias processadoras.

Os engenheiros agrônomos Marcio Franchetti e Fábio Martinho, explicaram sobre a produção de mudas de pupunha em tubetes, como fazer o manejo e sobre o cultivo da palmeira juçara – o fruto agora também pode ser reaproveitado sendo produzido em cativeiro. Na região são quatro mil hectares da cultura e deve chegar a dez nos próximos anos.

“A pesquisa é importante para a produtividade gerar mais renda e os produtores precisam se organizar e criar uma associação para se fortalecer”, disse Valério Schiochet, da Fundação 25 de Julho. O encontro antecede a realização da 2ª Festa do palmito Cultivado, neste fim de semana.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville

GovSC A frente fria mantém o tempo instável com condições de chuva em SC. Confira a previsão completa na #RádioSecom: http://t.co/3ZtKYn2aeR
3m
GovSC RT @Secom_SC: Governador sancionou lei de reajuste do salário mínimo regional para o ano de 2015: http://t.co/3jzKoWIQRq
11h